Minha versão do Curry Japonês
O Japão recebeu, adaptou e consolidou elementos estrangeiros na sua própria cultura. Aconteceu com a religião, escrita, arquitetura e gastronomia, entre outras áreas do conhecimento humano.
Da Índia, por exemplo, o Japão teve influência no desenvolvimento do budismo, que, por sua vez, levou junto a técnica de arranjo floral que originou o ikebana.
Porém, desta vez, trataremos apenas do aspecto gastronômico. O kare (nome japonês do curry) tem suas metafóricas raízes na Índia.
A história do curry no Japão
Não há registro exato de quando o Curry começou a ser consumido no Japão. Uma versão da história conta que o condimento foi levado por ingleses durante a era Meiji da história japonesa (1868-1912). Naquele período, a Índia estava sob controle da Coroa Britânica.
Com a Restauração Meiji, após quase duzentos anos de isolamento, o Japão retomou relações internacionais; dessa forma, houve grande curiosidade em relação à cultura de outros lugares, o que incluiu a gastronomia.
O fato é que o curry encontrou boa recepção no Japão. Com o tempo, o condimento foi preparado de diversas maneiras, recebendo muitos tipos de ingredientes. Atualmente, é acrescentado principalmente no udon, tonkatsu e pães.
A variação mais famosa é o kare raisu (curry rice), em que é servido com uma porção de arroz. De tão popular, o prato é considerado típico do Japão.